DIABETES

FARINHA DA CASCA DO MARACUJÁ [150 Gr.(M)] - Chá & Cia - Ervas Medicinais para Chá

PARTES USADAS: Casca do Maracujá

DESCRIÇÃO: Produto elaborado a partir das cascas do maracujá, é um alimento importantíssimo, devido a alta concentração de fibras solúveis e insolúveis. Seu segredo está na fibra solúvel chamada pectina que ao ser ingerida pelo organismo forma um gel, dificultando a absorção de das gorduras, enquanto as insolúveis regulam o intestino, eliminando principalmente a prisão de ventre e poderá evitar certos tipos de câncer que se desenvolvem no colon e reto, além do que a farinha mostrou efeito hipoglicêmico.

INDICAÇÃO: Controle no colesterol, Controle da diabetes, eliminação de toxinas e gorduras dos alimentos.

COMO FAZER / BEBER: 1 colher de sopa meia hora antes do almoço e outra meia hora antes do jantar. “O pó pode ser dissolvido em água, sucos ou vitaminas”.

DIABETES -> COMPOSTO / MULTIERVAS: [150 Gr.(G)] - Chá & Cia - Ervas Medicinais para Chá

Pata de Vaca + Pedra Ume Caá + Ipê Roxo + Graviola + Carqueja.
Chá de Pata de vaca => Combate a diabetes, (para o pâncreas produzir mais insulina), reduz o colesterol, emagrecedor e diurético. Usado também para problemas no fígado, intestinos e estômago, rins, diarréias, impedindo o aparecimento de açúcar na urina, insuficiência urinária, prisão de ventre, nos casos de poliúria ou urina solta.

Chá de Pedra Ume Caá => Empregado no tratamento do diabetes colesterol, aftas, diarréia, dieta para emagrecimento, enterite, problemas renais.

Chá de Ipê Roxo => É usado como antifúngico, antimutagênico, úlceras, antibacteriano, antiinflamatório, artrite, algumas formas de leucemia, anemia, diabetes.

Chá de Graviola => Vitaminizante, abscesso, artrite, asma, bronquite, colesterol, coração, diabetes, diarréia, dietas de emagrecimento, febre, gripe, hipertensão, nevralgia e reumatismo.

Chá de Carqueja => Tônico estomacal que controla o apetite, é utilizado em dispepsias, anemia causada por perda de sangue, contra debilidade intestinal, cálculos biliares, enfermidades do baço, da bexiga, do fígado e dos rins, má digestão, má circulação, diabetes e boca amarga.

PATA-DE-VACA - Bauhinia spp [100 Gr.(G)] - Chá & Cia - Ervas Medicinais para Chá

POTE 100 g.
PARTES USADAS: Talos e folhas

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil

DESCRIÇÃO: Espécie (Bauhinia spp) nativa do Sul do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai, ocorrendo nos bordos das matas. Arbusto ou árvore de até 6m de altura, ramificado, ramos flexuosos, arqueados, curvos. Folhas de até 15cm de comprimento e 14cm de largura, com base arredondada ou cordiforme. Possui flores brancas, e frutos do tipo legume de até 20cm de comprimento e 2cm de largura, reto.

INDICAÇÃO: Chá de Pata de vaca => Combate a diabetes, (para o pâncreas produzir mais insulina), reduz o colesterol, emagrecedor e diurético. Usado também para problemas no fígado, intestinos e estômago, rins, diarréias, impedindo o aparecimento de açúcar na urina, insuficiência urinária, prisão de ventre, nos casos de poliúria ou urina solta.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

JAMBOLÃO - Syzygium jambolana - D.C. [100 Gr.(G)] - Chá & Cia - Ervas Medicinais para Chá

POTE 100 g.
PARTES USADAS: Talo e folhas

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil

DESCRIÇÃO:
O Jambolão, também conhecido popularmente como baga-de-freira, guapê (Paraná), jamelão, jalão, azeitona (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é uma planta da família Myrtaceae com origem na Índia e que pode chegar até 10 metros de altura. Possui flores brancas e frutos pequenos e arrouxeados quando maduros. O fruto ainda possui uma semente única e grande, quando comparada com o tamanho do fruto, envolta por uma polpa carnosa. Apesar de um pouco adstringente, tem um sabor agradável ao paladar. Na Índia, o Jambolão, além de ser consumido in natura, é usado na confecção de doces e tortas. No nordeste do Brasil, esta planta adaptou-se tão bem que se tornou espécie subespontânea.

INDICAÇÃO: O chá de Jambolão é eficaz no tratamento da diabetes, prisão de ventre, distúrbios gástricos e pancreáticos, disfunções nervosas, estimulante gastrintestinal e gases.

COMO FAZER: Coloque 1 colher de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 1 a 2 xícaras ao dia.

FARINHA DE BANANA VERDE [200 Gr.(M)] - Chá & Cia - Ervas Medicinais para Chá

POTE 200 GR.
PARTES USADAS: BANANA VERDE

A banana, enquanto está verde, é constituída essencialmente por água e amido, e é por essa razão que o seu sabor é adstringente. No entanto, por essa razão, pode ser utilizada como fonte de hidratos de carbono em diversos pratos. Pode ser produzida farinha a partir de bananas verdes. À medida que vão amadurecendo, o amido transforma-se em açúcares mais simples, como a glicose e a sacarose, que lhe dão o sabor doce.

“O amido resistente é característico desse fruto verde. No processo de amadurecimento, esse amido resistente é degradado e transformado em sacarose”, explica a mestre em ciência dos alimentos Milana Dan.

No laboratório de química e bioquímica do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), o objetivo é aproveitar o amido resistente da fruta verde.

“Esse amido resistente passa direto pelo intestino delgado, não é nem absorvido, nem digerido. Quando ele chega ao intestino grosso, é digerido pelas bactérias que ali existem. Essas bactérias, quando digerem esse amido resistente, produzem substâncias que são benéficas, tanto no intestino grosso como no nosso organismo em geral”, acrescenta Milana Dan.

Benefícios que vão desde nos proteger contra um câncer de intestino até evitar o aumento de glicose no nosso sangue e como conseqüência, o diabetes.

“É importante sempre procurarmos controlar a glicemia – a glicose no sangue – e os níveis de insulina também”, orienta a doutora em ciência dos alimentos Elisabete Wenzel de Menezes.

Mas como ninguém vai comer banana que ainda não está madura, os pesquisadores estão desenvolvendo uma farinha: a farinha de banana verde.

COMO FAZER / TOMAR : Uma colher de sopa de farinha de banana misturada em 200 mL de água, sucos ou vitaminas. Adoçar a gosto.

Tomar, preferencialmente, durante as refeições, uma a duas vezes ao dia

PFÁFFIA - Pfaffia spp ( GINSENG BRASILEIRO ) [60 Gr.(M)] - Chá & Cia - Ervas Medicinais para Chá

POTE 60 g.
PARTES USADAS: Raiz

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil

DESCRIÇÃO: A Pfaffia é um arbusto que pode atingir até dois metros de altura e se caracteriza por um rápido crescimento, tem ramos longos e pouco lignificados, uma floração intensa de pequenas flores brancas levemente amareladas. Sua raiz, que é a porção medicinal, é pivotante, chegando a ter de trinta a quarenta centímetros de comprimento. Se o solo for mais arenoso, o que é mais indicado para esta planta, sua raiz será única e mais valorizada.

INDICAÇÃO: Chá de Pfáffia => Energético físico e mental, diabetes, icterícia, anemia, artrites, fadiga crônica, hipertensão, impotência, arteriosclerose, colesterol, coração, depressão, fraqueza, estimulante sexual, mal de Parkinson, estresse, problemas de circulação, sistema imunológico, rejuvenescimento, reumatismo, tranqüilizante, tremores, envelhecimento precoce e menopausa.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por 3 ou 4 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

MELÃO-DE-SÃO CAETANO - Momordica charantia- L. [100 Gr.(G)] - Chá & Cia - Ervas Medicinais para Chá

POTE 100 g.
PARTES USADAS: Parte aérea

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil

DESCRIÇÃO:
O Melão-de-São-Caetano (Momordica charantia L.), da família Cucurbitaceae, é uma espécie pantropical, trepadeira, originária provavelmente do leste indiano e sul da China, monóica, raramente hermafrodita com flores amarelas solitárias nas axilas das folhas. No Brasil, o tipo selvagem é uma planta daninha
bastante freqüente em pomares, hortas, cafezais, cercas, alambrados e terrenos baldios. São atribuídas à planta diversas propriedades terapêuticas .

INDICAÇÃO: Chá de Melão-de-São-Caetano => diabetes, diarréia, resolutiva, febrífugo, cólicas abdominais, colite, menstruações difíceis, problemas gástricos, resfriado e reumatismo.
USO EXTERNO: Eczemas, ferimentos, furúnculos, tumores e piolhos.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

PEDRA-UME-CAÁ - Myrcia sphaerocarpa - D.C. [60 Gr.(G)] - Chá & Cia - Ervas Medicinais para Chá

POTE 60 g.
PARTES USADAS: Folhas

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil

DESCRIÇÃO: A Pedra Ume Caa da família da Myrtaceae, com mais de 150 espécies de Myrcia, é um arbusto de tamanho médio que cresce em regiões mais secas do Amazonas e em outras partes do Brasil.     Dr. Cruz, um médico brasileiro, apelidou a planta de “insulina vegetal” em 1965.

INDICAÇÃO: Chá de Pedra Ume Caá => Empregado no tratamento do diabetes colesterol, aftas, diarréia, dieta para emagrecimento, enterite, problemas renais, hemorróidas, inflamação de útero e ovário.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

PAU-FERRO - Caesalpinia ferrea – Martins [100 Gr.(M)] - Chá & Cia - Ervas Medicinais para Chá

POTE 100 g.
PARTES USADAS: Bagas

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil

DESCRIÇÃO: A Caesalpinia ferrea Martius é conhecida como pau-ferro ou jucá. Ocorre abundantemente nos Estados de Minas Gerais, São Paulo e no Nordeste (principalmente Ceará e Alagoas).

INDICAÇÃO: Chá de Pau-ferro => É utilizado popularmente para diabetes, diminuindo o volume da urina e sede, como antiinflamatória;para  afecção catarral, amídalas, cólica intestinal, disenteria, garganta, gota, hemorragia, reumatismo, sífilis, tosse, hemorróidas, problemas cardíacos, como expectorante, febrífuga, fraqueza geral e afecções pulmonares.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: