PRESSÃO ALTA

MANGABA - Hancornia speciosa. (Mangabeira) [150 Gr.(M)] - Chá & Cia - Ervas Medicinais para Chá

POTE 100 g.
PARTES USADAS: Cascas

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil

DESCRIÇÃO: Família Apocynaceae, mesma da alamanda, velame-branco, tiborna e guatambu. Árvore de ocorrência nos estados do Cerrado, Caatinga e litoral nordestino, podendo alcançar até 10 metros de altura, com tronco áspero, ramos lisos, avermelhados. A palavra mangaba é de origem indígena e significa coisa boa de comer.

INDICAÇÃO: Chá de mangabeira é indicado para controle de diabetes, colesterol e hipertensão

COMO FAZER: 2 colheres de sopa para meio litro de água. (cascas)
Deixe cozinhar por 8 – 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso. Pode se beber gelado

COMO BEBER: Tomar 2 a 3 xícaras ao dia.

VEJA MAIS…
Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais estão animados com os primeiros testes com plantas para tratamento da hipertensão. A mangabeira, por exemplo, se mostrou muito mais eficaz que o remédio mais vendido contra a pressão alta. Ela já foi tão comum que deu nome ao Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte. Nas lojas de produtos naturais, é procurada pelo nome do fruto, mangaba, e vendida como cascas do tronco. “Para controle de diabetes, colesterol e hipertensão, para quem tem pressão alta”, disse a vendedora de ervas Silvana Morais. O que a sabedoria popular já dizia, agora foi comprovado em pesquisa científica e, mais do que isso, o resultado surpreendeu os farmacêuticos. No combate à hipertensão, a mangabeira tem substâncias que na dose certa podem ser mais potentes e mais eficientes que remédios muitos usados hoje. Os pesquisadores fizeram um extrato da folha, dissolveram em água e serviram a camundongos hipertensos. As análises mostraram que o chá da mangabeira tem três princípios ativos. Juntos, eles são até dez vezes mais potentes do que o captopril, usado no tratamento da pressão alta. O chá ainda tem uma qualidade extra: além de inibir a produção de substâncias que causam a hipertensão, ele também é vasodilatador. Nos animais, a pressão arterial baixou e ficou controlada. “O uso do medicamento se faz em doses muito mais baixas e muito mais efetivas do que o chá preparado rotineiramente”, disse Virgínia Soares Lemos, professora do Departamento de Farmacologia da UFMG. O comerciante Daniel Gonçalves toma o chá de casca de mangabeira há seis meses. Conheceu a receita com um sertanejo baiano. “Realmente baixou minha pressão. O último exame que eu fiz foi em janeiro desse ano e realmente comprovou essa eficácia da mangaba”.

PITANGA - Eugenia uniflora L. [100 Gr.(G)] - Chá & Cia - Ervas Medicinais para Chá

POTE 100 g.
PARTES USADAS: Folhas

DESCRIÇÃO: A pitangueira é conhecida como Eugenia uniflora, L, Dicotyledonae, Mirtaceae. O fruto, por ser vermelho escuro (pitangueira vermelha), era conhecido pelos índios tupi-guaranis pelo nome de Pitanga. A pitangueira é uma pequena árvore que nas regiões subtropicais alcança de 2m a 4m de altura, mas, vegetando sob ótimas condições de clima e de solo, alcança alturas acima de 6m, quando adulta. As folhas pequenas e verde-escuras, quando formadas, exalam aroma forte e característico.

INDICAÇÃO: Chá de Pitanga => afecções do fígado, bronquite, cólica menstrual, diabetes, colesterol, diarréia, febres intermitentes, gota, hipertensão, infecções da garganta, limpar e descongestionar a pele do rosto, queda e oleosidade dos cabelos, reumatismo.

COMO FAZER: Coloque 3 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

PRESSÃO ALTA -> COMPOSTO / MULTIERVAS: [150 Gr.(G)] - Chá & Cia - Ervas Medicinais para Chá

PRESSÃO ALTA -> COMPOSTO / MULTIERVAS:
Chá Para Pressão Alta => Combinação das ervas mais indicadas para baixar a pressão e amenizar dores de cabeça: Abacateiro + Erva de bugre + Sete Sangrias + Chapéu-de-couro + Capim cidrão .
Pote 150 g. => (+-) 30 Gramas de cada erva.

COMO FAZER E BEBER:
INFUSÃO:Coloque 3 colheres de sopa do composto de ervas para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, coe e beba morno ou gelado, com ou sem adoçante. Tome de 3 a 4 xícaras ao dia.

Chá Para Pressão Alta => Combinação das ervas mais indicadas para baixar a pressão e amenizar dores de cabeça:

Abacateiro + Erva de bugre + Sete Sangrias + Chapéu-de-couro + Capim cidrão

ABACATEIRO – Persea gratissima G.
A folha do abacateiro é indicada contra a hipertensão, diurético e carminativo (elimina gases intestinais) e ajuda a vesícula a liberar a bile, melhorando a digestão das gorduras, o ácido úrico, os distúrbios da digestão, além de inchaço dos pés.

ERVA-DE-BUGRE – Casearia sylvestris
Ácido úrico, artrite, circulação, depósitos gordurosos, diarréia, dores do peito e do corpo, gastrite, hematoma, inchação das pernas, inflamação, micose, mau hálito, obesidade, Pressão alta, reumatismo, tônico cardíaco, úlceras e vermífugo.

SETE SANGRIAS – Cuphea spp.
Para baixar a pressão arterial, aliviando arteriosclerose, palpitações, bom para estômago, intestino e reumatismo. Auxilia o combate ao colesterol, é diurética, fortifica o coração, limpa os rins. Alivia afecções de pele e doenças venéreas. Sudorífica, ajuda baixar febre.

Chapéu-de-couro – Echinodorus grandiflorus Micheli
Cientistas do Laboratório de Farmacologia Neuro-Cardiovascular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) descobriram que o extrato do chapéu-de-couro (Echinodor us grandiflor us) é vasodilatador.
A pesquisa de etnofarmacologia (ciência que estuda o uso popular de plantas) começou há quatro anos e mostrou a ação farmacológica da planta, típica de lugares pantanosos e comum nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul. Na primeira fase, foi confirmado in vitro o efeito vasodilatador do extrato bruto da erva em artérias de coelhos.
Essa comprovação levou os pesquisadores a analisar o poder vasodilatador da chapéu-de-couro no tratamento crônico de ratos hipertensos. Os cientistas constataram um efeito semelhante ao de medicamentos indicados contra a doença.

CAPIM-CIDRÃO – Cymbopogon citratus – Stapf
É utilizado como refrigerante, diaforético, antifebrífugo, contra gases intestinais, dores musculares e torceduras. Contém citral, substância também encontrada na melissa, que lhe confere propriedades calmantes e sedativas.

SETE SANGRIAS - Cuphea spp. [100 Gr.(G)] - Chá & Cia - Ervas Medicinais para Chá

POTE 100 g.
PARTES USADAS: Parte aérea florida

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil

DESCRIÇÃO:
Tem como nome científico Cuphea  Família: Lythraceae e nome popular: Guanxuma – vermelha, erva – de – sangue. É originário da América Central e do Sul, desde o México até o Uruguai. Reproduz-se por sementes, preferindo solos arenosos, úmidos, férteis e ricos em matéria orgânica. Floresce quase o ano todo, sendo a época de maior florescência os meses de junho e julho.

INDICAÇÃO: O chá de Sete Sangrias é indicado para arteriosclerose, depurativo, hipertensão, palpitações do coração, insônia, colesterol, circulatória, psoríase, dermatite de contato e afecções da pele em geral.

COMO FAZER: Em um litro de água fervente, coloque 2 colheres de sopa da erva, deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos.  Coe e está pronto para o uso.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: